Usando as miras telescópicas (parte 1)

Muitos players gastam uma grana em miras e scopes caras e não tem a noção básica de como usá-las, vêem em filmes e séries os snipers com miras cheias de frescura e correm passar o cartão no e-bay pra deixar o marcador igual ao do filme…
scope
Primeiro gostaria de salientar que as frescuras não são frescuras, mas sim aparatos que podem ser de grande ajuda, num campo de batalha ou num campo de paintball, desde que você saiba usar. Eu vou falar das melhores miras para rifles militares, dessa forma acho que será mais fácil entender a sua mira caso ela seja mais simples, e se for igual, meus parabéns…

A primeira mira a usar o sistema mildot foi a Leupold Mark IV, desde então esse sistema se tornou padrão para as miras posteriores, sendo hoje uma necessidade, se você gosta de bons filmes de guerra já deve ter percebido (em filmes ruinzinhos eles esquecem desse detalhe) que os snipers carregam sempre um caderninho, onde fazem anotações, além de escreverem os detalhes da área e do alvo, eles também anotam seus cálculos de disparo, isso é muito relevante para o paintball também, pois devido ao excesso de variação das bolinhas de paintball as chances de erro são maiores do que para o disparo de um sniper experiente, e dois terços dos cálculos são feitos com base nas mildots…

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Mesmo as miras mais modernas com sistemas de metragem a laser retículo iluminado e lente ante reflexo ainda precisam do bom e velho caderninho, pois elas não fazem os cálculos sozinhas, os cálculos se baseiam nas variações das três direções, altura a partir do nível do solo, distancia a partir do atirador e possíveis desvios laterais, a atura e a distância são simples, sendo os desvio lateral o pior trabalho, isso porque altura e distância são calculadas com base nos retículos da mira mas o desvio lateral depende da observação do ambiente…

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Outra questão importante a se levar em conta é as funções físicas da mira, o acerto do foco e a utilização correta dos seus ajustes é o que garantem seu bom funcionamento, a mira deve ser sempre zerada antes de se iniciar qualquer ajuste ou cálculo, e isso é outra coisa que poucos iniciantes fazem…
E por fim o cálculo para alvos móveis e ajustes específicos para o paintball, depois de se dominar esses itens é possível utilizar a mira com 100% de aproveitamento, e com um bom treino você pode se tornar um excelente atirador…

Foco retículo
A primeira coisa que vamos falar é o foco do retículo. Para que o atirador possa obter leituras precisas o retículo deve ser focada corretamente. Se o retículo está fora de foco, o alvo aparecerá difuso e o atirador acabará usando o olho para tenta enfocar-lo, isso atrapalha a obtenção de uma boa leitura do alvo, e o atirador também sofrerá fadiga ocular durante longos períodos na tentativa para manter o foco, para um bom foco do retículo deve-se:

MarkIV

Olhar para um objeto distante (cerca de 300 metros) e permitir que seus olhos fiquem focados nele.
Virar rapidamente o escopo para o céu ou uma parede em branco e verifique se o alvo aparece imediatamente nítido e preciso, se for, então não é necessário nenhum ajuste adicional, se aparecer fora de foco e ir se ajustando esse é o seu olho compensando a mira, se isso ocorrer aumente ou diminua totalmente o foco da mira e vá ajustando de volta ao ponto certo e repita o primeiro passo.

Para o paintball deve-se ajustar as distâncias de acordo com os limites de tiro, se você está usando uma mira especifica para um tipo de rifle basta fazer a comparação entre o rifle e o marcador, ex:
Um rifle de mil metros com ponto zero em 300 metros em comparação a um marcador com eficiência de 50 metros, o ponto zero será a 15 metros, ou seja, você deve mirar em um alvo a 15 metros do marcador, fazer um grupo de disparos e centrar a mira com o centro do grupo de disparos, dessa forma a mira estará zerada em 15 metros e todos os outros cálculos serão feitos com base nessas medidas.

Royal_Marines_snipers_displaying_their_L115A1_rifles

Se a mira não for especifica para um modelo em particular basta avaliar suas especificações técnicas, onde o limite da mira será igual ao limite do suposto rifle…

Outra questão relevante é o fato de que miras com o zoom muito amplo podem ser inúteis para o paintball, pois se o aumento mínimo estiver além da linha de 50 metros será impossível ver o alvo de um marcador de paintball, tudo ficará embaçado ou exageradamente grande…

Continua no próximo post😀

fique de olho que vou ensinar a fazer o caderninho de sniper com as tabelinhas ajustadas pro paintball

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Eu corro como um pato loco

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