O livro dos 5 anéis e o paintball (parte 3)

link_musashi_02

“Há hora e lugar para o uso das armas.
A melhor utilização da espada curta se dá em locais confinados, ou quando se enfrenta um oponente quase corpo a corpo. A espada longa pode ser usada com eficácia em todas as situações.
A alabarda é inferior à lança em campo de batalha. Com a lança pode-se tomar a iniciativa; a alabarda é defensiva. Nas mãos de um homem de mais habilidade, a lança tem sempre mais força. A lança e a alabarda têm ambas sua utilidade, mas de nada servem num espaço confinado. Elas não podem ser usadas para se fazer um prisioneiro, por exemplo. Elas são essencialmente armas de campo.
De qualquer forma, se aprender apenas as técnicas de “recinto fechado”, você correrá o risco de estreitar o pensamento e esquecer o verdadeiro Caminho. Por isso você enfrentará dificuldades ao combater de fato.”

Esse trecho deveria ser colocado em um quadro no QG da maioria dos times de paintball, a coisa mais comum é ver players que se especializam em uma única forma de combate, jogadores que são verdadeiros assassinos na mata, mas que não duram dois minutos no CQB, ou o inverso, assim como players que compram canos de 21 polegadas e se enroscam em tudo no CQB, ou compram kit de MP5 e tem que dar trinta tiros pra acertar uma, à longa distância, o trecho em questão mostra que desde o inicio dos tempos existe uma arma para cada alvo e para cada ocasião.

Musashi_vs._Bokuden

“Há sincronia em tudo. A noção do tempo na estratégia não pode ser dominada sem uma prática das mais intensas.
A noção de tempo é importante na dança, na música das flautas e na música das cordas, pois só se tocará dentro do ritmo se a sincronia for perfeita. A sincronia e o ritmo também se manifestam nas artes militares, no arremesso das flechas e nas cavalgadas. Em todos os conhecimentos e habilidades há sincronia.
Também há sincronia no Nada.
Há sincronia em toda a vida do guerreiro, na sua ascensão e no seu declínio, na sua harmonia e na sua discórdia. Da mesma forma, há sincronia no Caminho do Comerciante, na ascensão e declínio do capital. Todas as coisas existem dentro de um movimento de ascensão e declínio. E isto você precisa aprender a distinguir. Na estratégia, a noção de tempo exige diversas considerações. Desde o princípio, você precisa conhecer a sincronia necessária a cada situação e a sincronia desfavorável a ela e, em meio às coisas grandes e pequenas, aos ritmos lentos e rápidos, encontrar a sincronia relevante, observando primeiro a sincronia da distância e a sincronia do fundo. Este é o aspecto mais importante da estratégia. A sincronia do fundo reveste-se de uma importância especial, caso contrário sua estratégia será incerta e estável.”

Esse trecho se aplica aos estrategistas, não basta traçar um plano para cada player, mesmo um plano perfeito caso executado fora de tempo falhará, no tai chi existem quatro passos, recuar, pressionar, avançar e empurrar, cada passo tem seu lugar na ordem, não se pode empurrar enquanto se recua, da mesma forma se uma unidade pretende chamar atenção enquanto outra flanqueia o adversário, se a outra unidade demorar no flanqueamento a primeira será eliminada, se ela se apressar o adversário poderá perceber e interceptar seu avanço, dessa forma uma boa estratégia deve prever as ações e o tempo de cada ação.

“É este o Caminho para os homens que desejam aprender a minha estratégia:

1- Não pense com desonestidade.
2- O Caminho está no treinamento.
3- Trave contato com todas as Artes.
4- Conheça o Caminho de todas as profissões.
5- Aprenda a distinguir ganho de perda nos assuntos materiais.
6- Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de tudo.
7- Perceba as coisas que não podem ser vistas.
8- Preste atenção até ao que não tem importância.
9- Não faça nada que de nada sirva.

É importante começar guardando estes princípios gerais em sua mente, e treinando o Caminho da estratégia. Se você não conseguir ver as coisas em uma escala maior, será difícil dominar a estratégia. Se você aprender a dominar a estratégia que ensino, você nunca perderá, mesmo que enfrente vinte ou trinta inimigos. Mais do que tudo, neste começo, é preciso que você volte seu coração para a estratégia e se atenha fielmente ao Caminho. Você se tornará capaz de vencer os homens na luta, e capaz de vencer com os olhos, além disso, com o treinamento, você se tornará capaz de controlar livremente o seu próprio corpo, derrotar os homens com o seu corpo, e, desde que faça um treinamento suficiente, de derrotar dez homens com o seu espírito. Quando tiver alcançado este ponto, você será invencível!”

Esse caminho se aplica a tudo, ser honesto com sigo mesmo e aprender a avaliar o todo, se conhecer, é ver onde se pode e onde não se pode ir, conhecer o todo é ver onde o inimigo pode ir, ver o que não pode ser visto é a chave para e vencer no paintball, quando o estrategista aprender a ver os pensamentos do time adversário seu time será invencível.

Espero ter ajudado, bons jogos e fair play 😀

Anúncios

Tags:, , , ,

About Artista

Eu corro como um pato loco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: