O livro dos 5 anéis e o paintball

Miyamoto-Musashi-samurai-documentary

A alguns posts atrás eu postei sobre a Arte da Guerra aplicada ao paintball, e agora dando seqüência vou falar um pouco do Livro dos 5 Anéis e o paintball, o Go Rin No Sho foi escrito por Miyamoto Musashi, diz-se que um dos maiores espadachins do Japão medieval, ele alega em sua vida ter tido mais de 60 duelos de morte, e obviamente venceu a todos, em toda a sua trajetória de combate, se destacou principalmente pela criatividade e pela capacidade de desestabilizar moralmente o adversário (irritar mesmo kkkk)
Musashi escreveu o Livro dos 5 Anéis como um guia estratégico e por isso resolvi abordá-lo depois da Arte da Guerra, se você acompanhou as postagens sobre a Arte da Guerra é de se supor que entenda melhor o Livro dos 5 Anéis.

“Desde a juventude meu coração se inclinou para o Caminho da Estratégia. Meu primeiro duelo aconteceu quando eu tinha 13 anos, e abati um estrategista da escola Xinto chamado Arima Kihei. Com dezesseis anos, derrotei um hábil estrategista, Tadashima Akiyama. Com vinte e um anos, fui à capital (Kyoto) e encontrei toda sorte de estrategistas, jamais deixando de vencer uma única vez em todos os meus combates. Depois disso corri de província em província duelando com estrategistas de várias escolas, e nunca deixei de vencer, embora contasse mais de sessenta encontros. Isso ocorreu entre as idades de treze e vinte e oito ou vinte e nove anos. Quando cheguei aos trinta anos, observei o meu passado. As vitórias anteriores não eram devidas ao fato de eu ter dominado a estratégia. Talvez fosse minha capacidade natural, ou a ordem do céu, ou o fato de a estratégia das outras escolas ser inferior. Depois disso, dediquei dias e noites à busca do princípio, e acabei por entender o Caminho da Estratégia com cinqüenta anos de idade.”

Já no início do livro, tal qual na Arte da Guerra, encontramos uma crítica aos maus estrategistas, e também o caminho para a vitória, estudar a arte da estratégia. Assim como os adversários de Musashi os times de paintball aparecem de todos os tipos, times fortes, times rápidos, times organizados, times desordenados, etc… e cada um seguindo uma formação diferente e sem uma boa estratégia o seu time será só mais um em campo…

martz3
Desenho do próprio musashi

“Diz-se que cabe ao guerreiro o Caminho duplo da pena e da espada, e que deve ter gosto por ambos os Caminhos. Mesmo que um homem não possua qualquer habilidade natural, ele pode ser um guerreiro desde que se atenha ardorosamente a ambas as divisões do Caminho. No geral, o Caminho do guerreiro é a aceitação resoluta da morte. Embora se saiba que não só guerreiros mas também sacerdotes, mulheres, camponeses e pessoas de classe mais baixa às vezes morram decididos pela causa da obrigação, sem se humilharem, a situação deles é diferente. O guerreiro é único a este respeito, pois o estudo do Caminho da Estratégia é o estudo de como vencer o homem. Através da vitória alcançada cruzando espadas com outra pessoa ou enfrentando batalhas repletas de gente, conseguimos alcançar fama para nós próprios e para nossos senhores. Esta é a virtude da estratégia.

2010-Pro-Champions-Russian-Legion-THUMB
Todos estão sujeitos a derrota, mesmo o melhor time do mundo (Moscow Red Legion) já foi derrotado, muitos players entram em campo com medo de perder e como conseqüência acabam perdendo, o caminho do jogador é aceitar a derrota, e estudar o caminho da estratégia para adiá-la, mesmo o melhor time é feito de seres humanos que estão sujeitos a falhas, deve-se estudar essas falhas e adiar a derrota o máximo possível.

“Recentemente, algumas pessoas vêm se passando por estrategistas para o mundo quando, na maioria dos casos, não passam de lutadores de espada. Os visitantes dos santuários de Kashima Kantori, na província de Hitachi, receberam instruções dos deuses e criaram escolas baseadas nesses ensinamentos, viajando de país em país para ensinar aos homens. Este é o significado recente da estratégia.
No passado, a estratégia era considerada entre as Dez Habilidades e Sete Artes, e portanto, vista como uma prática benéfica, ela não se limita à esgrima. O verdadeiro valor da esgrima não pode ser encontrado dentro do âmbito da técnica da esgrima.
Se olharmos para o mundo, veremos artes à venda. O homem usa equipamentos para vender seu próprio eu. Como se, pondo-se lado a lado a noz e a flor, a noz fosse menos importante que a flor. Nesse tipo de Caminho da Estratégia, tanto os que ensinam quanto os que aprendem o Caminho se preocupam em colorir e exibir sua técnica, tentando apressar o florescimento. Eles falam “Deste Dojo” e “Daquele Dojo”. Eles
buscam o lucro. Alguém já disse que “A estratégia imatura é causa de dor”; o ditado é verdadeiro.”

Essa máxima se aplica muito bem ao paintball, muitos se apegam a qualidade do equipamento como se essa descrevesse a qualidade do jogador, alguns se apegam à estratégias puramente militares, outros apenas as táticas esportivas, a verdadeira arte do estrategista é vencer, não importando qual meio foi utilizado (mas com fair play é óbvio) Deve-se vencer sem floreios ou ações exuberantes, apenas analisar, avaliar, avançar e vencer.

Espero ter ajudado, tem mais sobre isso no manual avançado, bons jogos e fair play 😀

Anúncios

Tags:, , , ,

About Artista

Eu corro como um pato loco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: