Shemagh

O keffiyeh originária da cidade de Kufa também conhecido como um ghutrah e também conhecido por alguns como Hattah, mashadah, ou em persa chafiye, e em curdo cemedanî, é no fim das contas o nosso shemagh, uma peça tradicional árabe, formado a partir de um lenço quadrado, geralmente de algodão.
Ele se tornou popular na primeira guerra mundial depois que Lawrence da Arábia, apareceu em várias fotos usando o lenço, depois os russos que lutaram no Afeganistão levaram-no para casa, sendo inclusive usado como arma no treinamento dos spetsnaz…

tumblr_m9g5w4CcW91rwjpnyo1_500

Ele é um objeto de adorno, que serve para deixar o soldado mais bonito e na moda… Brincadeira, o shemagh é muito útil, principalmente para os praticantes de paintball, primeiro deve-se ter em mente que hoje shemagh é a forma como se usa o lenço, a versão árabe tem formato e textura pré-definidos, mas qualquer tecido pode ser usado como shemagh…

BKDc020130322180830

Na boca ele protege da poeira e do frio, usado como balaclava, no meio da mata, ele protege o rosto contra insetos e galhos, ele pode ser usado como tipóia ou garrote, caso alguém se machuque, pode ser usado como tenda ou como coberta, com a textura certa garante uma camuflagem de qualidade, e no paintball, sendo um tecido grosso, enrolado no pescoço, vai se tornar uma ótima pescoceira…

shemagh desert

Eu ensinei alguns posts atrás como fazer uma pescoceira caseira, mas apesar de proteger bem, ela incomoda um pouco devido ao fato de ficar bem justa no pescoço, pressionando o gogó, com o shemagh não acontece isso, por ser grande, é possível dar duas voltas no pescoço sem apertar, o que garante uma boa diminuição no impacto da bolinha…

screen36

o meu eu fiz de sarja camuflada, eu paguei 15 dinheiros em um metro de tecido, ele tem 1,60de largura, cortei um quadrado de 1×1 e ainda sobrou um retangulo de 1mx60cm para gambiarras futuras, eu escolhi a sarja, 100% algodão, que eu acho dificil de sujar e facil de lavar e pelo fato de ser um tecido “grosso” mas que não esquenta muito.

Espero ter ajudado, bons jogos e fair play 😀

Tags:, ,

About Artista

Eu corro como um pato loco

Deixe um comentário

