A Arte da Guerra no paintball

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É muito comum ver empresários usarem estratégias militares no mundo dos negócios, o Go Rin No Sho e a Arte da Guerra se tornaram best sellers em uma época sem guerras de lança, arco e espada, motivo para o qual foram escritos, e isso se dá pore um simples motivo, eles ao invés de serem específicos em estratégias de armas, como a maioria dos livros similares da época, são livros de conselhos táticos, e se referem a forma como um guerreiro deve se comportar para sair vencedor, e isso pode ser aplicado em qualquer área…

Eu vou começar aqui uma série de matérias sobre a utilização desses dois livros no paintball, como usar esses métodos em suas estratégias e aumentar suas chances de vitória. Eu vou começar pela Arte da Guerra, por ser o mais popular entre eles, e pelo fato de muitas de seus conselhos serem relevantes para entender o Go Rin no Sho, então vamos lá…

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Sobre a avaliação.
“Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.
Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra.
O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.”

Ok, o livro já começa com uma bronca e cinco conselhos… avalie esses termos da seguinte forma:

Doutrina
“A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia
com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por
suas vidas, nem de correr qualquer perigo”

No paintball não existem governantes, mas sim lideres, e da mesma forma o lider deve avaliar o porquê de estar sendo seguido, aqui nos patos o espideiro é o sênior, ele começou a trabalhar comigo e conversa vai conversa vem, montou-se a filial milsim dos patos, eu já curtia o jogo, mas nunca tinha pensado em fazer parte de um time, eu aderi a idéia pela empolgação e simpatia do cara, e um bom lider tem que ser sempre assim, broncas e gritos afastam os jogadores, mas não só isso, um líder desinteressado ou ausente espanta da mesma forma…

Tempo
“O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias
ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações.”

Deve-se saber como o tempo afeta as condições de jogo, o equipamento e os jogadores, sob frio as bolas perdem diâmetro e variam menos, no calor aumentam o diâmetro e as variações, não se deve usar estratégias rápidas para terrenos enlameados ou escorregadios, e nem estratégias lentas para terrenos que possibilitem o inimigo chegar rápido até você, no outono as folhas caem deixando o chão tão escorregadio como a grama em dias de chuva, a estratégia não só deve levar em conta as barreiras e o inimigo, mas também todo o entorno, entre eles o tempo, o mesmo campo pode apresentar dois desafios diferentes dependendo unicamente da posição do sol.

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Terreno
“O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil
deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia
as possibilidades de sobrevivência.”

O terreno é o tabuleiro do jogo, e deve ser observado com a mesma dedicação de um enxadrista, qual jogador se move de qual forma, assim como as peças de xadrez os jogadores também se movem de forma especifica, tem aqueles que correm e aqueles que rastejam, aqueles que atiram rápido e aqueles que são campers, ao avaliar o terreno pode-se estipular o melhor local para cada player avançar dentro da sua forma preferida, aumentado as chances de forma considerável.

Mando
“O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade,
benevolência, coragem e disciplina.”

Aqui se deve fazer entender a diferença entre líder e estrategista, o lider pode não entender nada de estratégia da mesma forma que o estrategista pode não entender nada de liderança, esse livro se dedica a ambos, porém o mando é especifico ao líder, assim como a disciplina é especifica ao estrategista, o lider deve ser sábio nas decisões, isso inclui a forma como age com os players, as promoções e as responsabilidades, e deve agir como exemplo, de honestidade e coragem, não fazendo nada que não gostaria que os outros players fizessem.

Disciplina
“A disciplina há de ser compreendida como a organização do
exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas
de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército”

Essa compreende a mais fácil e a mais difícil de ser seguida, é fácil porque é isso que se espera de um time, que sua ordem hierárquica seja respeitada naturalmente, mas, sendo um jogo também é de se esperar que o ambiente seja mais descontraído, cabendo ao líder manter esse equilíbrio entre ordem e diversão, e ao estrategista garantir que todos entendam a estratégia e executem suas partes a rigor.

“Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada
general. Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado.”

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A estratégia

“A arte da guerra se baseia no engano. Portanto, quando és capaz de
atacar, deves aparentar incapacidade e, quando as tropas se movem,
aparentar inatividade. Se estás perto do inimigo, deves fazê- lo crer que
estás longe; se longe, aparentar que se está perto. Colocar iscas para
atrair ao inimigo.
Golpear o inimigo quando está desordenado. Preparar-se contra ele
quando está seguro em todas partes. Evitá-lo durante um tempo quando
é mais forte. Se teu oponente tem um temperamento colérico, tente irritá-lo.
Se é arrogante, trata de fomentar seu egoísmo.
Se as tropas inimigas se acham bem preparadas após uma
reorganização, tenta desordená-las . Se estão unidas, semeia a
dissensão entre suas filas. Ataca o inimigo quando não está preparado, e
aparece quando não te espera. Estas são as chaves da vitória pela
estratégia.”

Uma vez avaliadas as situações acima, chegou a hora de estruturar a estratégia em si, apesar de ser um jogo, ele se baseia em campos de batalha, em guerras reais, e assim como a eliminação representa a morte, o jogador deve de todas as formas evitá-la, a estratégia deve ser feita da mesma forma, seguindo os padrões militares, os vikings e os romanos, dois dos povos mais famosos por suas habilidades guerreiras sempre enfatizaram a arte do engodo, e conseguiam vencer não importando o terreno ou a diferença entre as forças.
Não é necessário mais explicações do que o trecho do livro acima, deve-se fazer o inimigo atacar seu ponto forte achando que é o lado fraco, flanqueá-lo, evita-lo se preciso, fazer com que ele se mova de acordo com seus planos.

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“O general que siga meu conselho, é certo que vencerá”

Espero ter ajudado, bons jogos e fair play 😀

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Eu corro como um pato loco

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